Menos poluição atmosférica !


Menos poluição atmosférica !

Paragem da actividade provocada pelo coronavirus faz reduzir poluição atmosférica um pouco por todo o mundo.

A análise das emissões de dióxido de azoto, realizada pela Instituição Internacional Air Centre, sediada na ilha Terceira, Açores, revelou que a concentração deste poluente na atmosfera foi diminuindo, em Portugal e em Espanha, à medida que aumentavam as restrições de mobilidade e se encerravam actividades, durante o mês de Março. Em alguns locais de Lisboa essa redução chegou aos 80% e em alguns locais do Porto aos 60%.

Este gás resulta da queima de combustíveis fósseis, como por exemplo nos motores dos automóveis e na indústria.

A Agência Europeia do Ambiente (AEA) já tinha assinalado “grandes reduções” da poluição atmosférica na Europa, na sequência das medidas de contenção da pandemia, sendo que nalguns locais essa redução foi de 50%.

a China, aquando da paragem da produção imposta em várias regiões para contenção do vírus, viu diminuir as emissões de gases poluentes em cerca de 25%, em apenas quinze dias.

Em Itália, o primeiro país europeu a ter que lidar com a pandemia e a tomar medidas de isolamento e paragem da actividade, a quantidade de emissões de gases com efeito de estufa caiu a pique nos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano.

Também em S. Paulo, Brasil, os habitantes podem ver um céu menos poluído devido ao efeito das medidas de contenção.

Com a quebra no consumo de carvão e de petróleo a nível mundial, estima-se que as emissões de CO2 podem reduzir-se, este ano, em cerca de 7%. Este valor fica próximo do que o planeta devia atingir em 2020, com os esforços dos países para cumprir o Acordo de Paris sobre alterações climáticas. Infelizmente esta redução não resulta de esforços estruturais de redução de emissões por parte dos subscritores do acordo, mas sim por uma circunstância conjuntural grave - a necessidade de conter a pandemia.                 

No entanto, quando o mundo luta contra um vírus que ataca sobretudo o sistema respiratório, a redução da poluição atmosférica é uma boa notícia. Como é do conhecimento geral, a poluição atmosférica é um factor que faz aumentar as probabilidades de complicações respiratórias.

Enquanto a ciência não encontra forma de tratar eficazmente a infecção por COVID-19, nem forma de evitar a sua propagação, tudo o que apresente algum benefício, por pequeno que seja, é de realçar.

Fernando Cardoso