O riso, o instrumento da felicidade
Vamos rir, por favor riam! CAPSAO, rádio do Sol e bom estar, não podia faltar ao Dia Mundial do Riso, Domingo, 2 de Maio. O riso faz parte da vida, desde o seu primeiro suspiro. E isso faz-lhe bem. Aqui estão as virtudes:
Rir é praticar desporto!O riso durante o dia activa cerca de 130 músculos do corpo. Uma gargalhada é, portanto, um bom exercício físico, que solicita a maioria dos músculos faciais.
Rir é um anti-stress!
O riso permite-lhe relaxar. Depois de uma boa gargalhada está relaxado, assim como os seus músculos. E uma pessoa mais relaxada dorme melhor.
O riso fortalece o seu sistema imunitário!
O riso reduz os riscos cardiovasculares e aumenta a circulação sanguínea. Também ajuda a digestão e, portanto, reduz a obstipação e, portanto, aumenta a esperança de vida!
Rir é melhor do que um medicamento!
O riso permite passar melhor a dor graças às hormonas segregadas durante uma gargalhada. É por isso que existem terapias do riso ou Rigologia ou mesmo Yoga do riso*.
Risos, felicidade!
O riso faz-nos secretar a hormona da felicidade: endorfina! Depois de um ataque de riso, alguma vez se sentiu exausto? Mas um bom cansaço que aumenta a sua energia. Um pouco como uma boa sessão desportiva.
Rir para dar um passo atrás!
O riso permite desdramatizar uma situação ou um evento experiente. Permite-lhe dar um passo atrás, daí o adágio "É melhor rir do que chorar"!
*O que é o yoga do riso?
Podemos rir à vontade? Bem, sim! Com a prática é possível! Chama-se Fall in Laugh e Thom Cock é um mestre nisso com o seu conceito "Fall in Laugh". Um francês, residente em Lisboa, Portugal, que tem estado em várias fases de standup no Canadá, França e Portugal, interessou-se pelos benefícios do riso. Hoje em dia, a sua fórmula é a experiência Airbnb online mais popular.
Uma dádiva de Deus nestes tempos de pandemia global. Porque Thom Cock oferece a sua terapia de riso em todo o lado: os Estados Unidos, Inglaterra, França... e para todos: indivíduos, funcionários de empresas mas também muitos profissionais de saúde que são confrontados com doentes da covid-19.
Mas como funciona uma sessão?
De uma técnica, moderna e de acordo com a nossa vida quotidiana, que se baseia na respiração: Pranayama. É a respiração utilizada para relaxar e criar uma sinergia dentro do grupo. O passo seguinte é tomar consciência da respiração e praticá-la através de exercícios. Thom ajuda os participantes a localizar as gargalhadas no seu corpo. Então rir-se-á, rir-se-á e rir-se-á mais um pouco. Não entre em pânico se for tímido, está provado que o corpo não sabe a diferença entre um riso forçado e um verdadeiro riso. Em menos de 10 segundos, o riso forçado torna-se real. No final da sessão, o grupo acaba por meditar e tomar um momento para partilhar o que sente.
Então, está pronto a rir?
Créditos fotográficos : Denis Erroyaux